Ao longo dos 20 anos da Blumenauer Volkstanzgruppe existiram
muitas pessoas que colaboraram com as atividades do grupo. Foram
diversas formas de apoio nas mais diversas épocas e necessidades. Foram
integrantes, fundadores, presidentes do Centro Cultural 25 de Julho,
pais, irmãos e irmãs, maridos e esposas, avós, patrocinadores,
representantes de órgãos públicos e muitos outros. Todos estes auxílios
vieram de forma voluntária o que engrandece ainda mais este trabalho.
Para listarmos estes nomes aqui nesta publicação nós poderíamos correr o
risco de esquecer alguém. Dentre todos os que tiveram a sua importância
nós elegemos seis que mais se destacaram e que representam os demais.
Em ordem alfabética citamos:
Arlindo Sasse
Sucedeu Jürgen Koenig como coordenador da Blumenauer Volkstanzgruppe,
atuando até 1996. Com muita garra conduziu o grupo nos momentos mais
difíceis. Promoveu a integração dos participantes com o público, marca
esta que destacou o grupo em suas apresentações. Com espírito inovador
introduziu características peculiares, o que tornava os ensaio e
apresentações um atrativo à mais. Arquitetou a fundação de um grupo
infantil e de um juvenil e promoveu o primeiro Encontro de Grupos de
Dança Folclórica Infantil. Foi um verdadeiro pai para o grupo, pois a
Blumenauer Volkstanzgruppe fazia parte de sua família.
Dieter Berner
O mais antigo integrante ainda ativo na Blumenauer Volkstanzgruppe.
Ingressou no grupo em 1985 e desde o início se dispôs a auxiliar onde
fosse necessário. Assumiu a coordenação a partir 1996, com a saída de
Arlindo Sasse. Com muita garra se empenhou pelo objetivo do grupo na
preservação da tradição e da cultura alemã. Incentivou também o
aprendizado da língua alemã de seus integrantes. Apesar de ser
brasileiro foi mais alemão que os alemães, demonstrando a importância
deste trabalho na sua vida pessoal. Dedicou-se ao grupo de forma a
deixar muito do seu lado pessoal na personalidade do mesmo. Também foi o
idealizador da aquisição de um traje histórico para o grupo.
Ellen Vollmer
Foi de vital importância para o grupo e com uma dedicação poucas
vezes reconhecida. Responsável pelos trajes usados pelo grupo durante
muitos anos e atuante desde os primeiros meses da fundação, fez um
trabalho invejável pois até então ninguém nunca precisou preocupar-se
com trajes. Primou pela aparência impecável, pois constantemente fazia a
manutenção destes, bem como sugeria alterações ou substituições.
Conseguiu inúmeras doações onde se incluem vários trajes vindos da
Alemanha. Ganhou o título de Mãe da Blumenauer Volkstanzgruppe.
Erica Saur
Professora formada em dança pela Universidade do Rio de Janeiro,
sempre fez um trabalho primoroso durante os anos em que esteve no grupo,
fazendo com que este tivesse uma postura impecável nas apresentações.
Com uma disciplina exemplar e assiduidade constante, foi nossa
maestrina, pois com muita paciência conseguiu lapidar uma pedra bruta
num diamante. Responsável pelas coreografias (Tanzbeschreibungen),
música e área técnica, introduziu a postura do “Volkstänzer” com todos
os seus detalhes. Aqueles quem tiveram o prazer de receber os conselhos
técnicos da Professora Erica Saur podem se sentir agraciados, pois
dificilmente terão esta oportunidade novamente com tanta riqueza de
informações. Também foi a responsável pela criação do nosso atual
regimento interno, instrumento este que rege a disciplina e as
atividades dentro do grupo.
Harold Letzow
Fundador da Blumenauer Volkstanzgruppe, que pelo seu espírito de
persistência e idealização formou a semente dos grupos folclóricos
alemães em Blumenau. Defensor da cultura alemã, observa com atenção o
trabalho executado pelo grupo que também ao longo dos seus 20 anos foi
grande incentivador. Faz um trabalho, muitas vezes pouco reconhecido, de
manter viva a identidade cultural alemã em nossa cidade através de
eventos, encontros culturais e como incentivador de manifestações
culturais autênticas. Fazendo jus ao seu trabalho, recebeu por parte do
poder público o título de Embaixador da Oktoberfest.
Jürgen Koenig
Com muito arrojo e determinação colocou em prática a idéia da
formação de um grupo folclórico em Blumenau, onde até então quase
ninguém jamais teria visto ou ouvido algo parecido. Foi um ato pioneiro
em um país e numa época em que praticamente não se tinha acesso à fontes
de material e informação, como ocorre hoje em dia. A dificuldade em
conseguir alguns interessados também foi muito grande, pois até então
dançar, para os jovens, não era coisa para homem. Sabemos que foi ele o
responsável por alavancar o 17o grupo folclórico alemão no Brasil, onde
atualmente existem mais de 300. Foi o seu primeiro coordenador e
responsável pelo início das atividades do grupo.
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