Histórico

Histórico

O início

A criação do Blumenauer Volkstanzgruppe é uma marca na história da cultura alemã no Vale do Itajaí. Um sonho há muito tempo idealizado pelo Sr. Harold Letzow, ex-Presidente de Centro Cultural 25 de Julho de Blumenau, tornou-se realidade através da iniciativa dele. Durante os anos de 1976 a 1983, o Centro Cultural 25 de Julho manteve forte intercâmbio com diversos grupos culturais não só do Brasil como também do Exterior. E alguns destes grupos eram de danças folclóricas, que despertaram o interesse por parte da diretoria para este tipo de manifestação cultural, onde até então, somente era possível encontrar na cidade de Pomerode, dentro do Vale do Itajaí. Foi no ano de 1983 quando o então presidente do “25 de Julho”, Sr Harold Letzow, numa conversa com o Sr. Paul Koenig, esboçaram como seria o início da criação de um grupo folclórico. Esta primeira tentativa não deu certo pois logo tivemos a grande enchente que esfriou todos os ânimos. E foi no ano de 1984, na então gestão do novo presidente, Sr. Friedrich Idecker, e através do apoio e decisivo empenho do Sr. Juergen Koenig (filho de Paul Koenig), que vários jovens foram convocados. E em 7 de julho de 1984 finalmente constituiu-se oficialmente o Grupo de Danças Folclóricas Blumenauer Volkstanzgruppe com um pequeno grupo de entusiastas. Este fato levou a diretoria a contatar-se com a Federação dos Centros Culturais 25 de Julho e solicitar a cessão de instrutores qualificados para fornecer-nos os conhecimentos iniciais da matéria. Este apoio traduziu-se de forma rápida e prática. A senhorita Clarisse Schneider e os senhores Jonas Badermann Lemos e Edgar Poisl do Centro Cultural 25 de Julho de Porto Alegre atenderam simpaticamente a solicitação da Federação e durante os dias 7 e 8 de julho de 1984 ensinaram, com dedicação e eficiência, ao grupo recém formado os primeiros passos e figuras do rico repertório de danças folclóricas de origem germânica. Na ata de fundação do grupo constam os seguintes nomes: Harold Letzow, Jürgen Koenig, Freidrich Ideker, Clarisse Schneider, Jonas Badermann de Lemos, Edgar Poisl, Juarez, Marilena Messina, Dieter Gieseler, Nádia Maria Costa Flores, Ursula Schwaderer, Rosane Georg, Liane Knoch, Romualdo Tadeu Maffioleti, Heidi Henschel, Vivien K. Maffioletti, Rosemari Petters, Erica Maria Flesch, Ângela Ideker, Liane Hirtz, Angelika Frank, Marlies Gutjahr, Rui Hausen e Sueli Bonatti. Durante estes dias foram entregues pelos representantes do Centro Cultural 25 de Julho de Porto Alegre um grande volume de músicas em fita cassete que formaram a base para os anos que se seguiriam.

As primeiras apresentações

Com o andamento dos ensaios, a motivação já tomava conta dos integrantes. No dia 29 de setembro o grupo fez sua primeira apresentação, no programa “Bunter Abend” do “25 de Julho”. Em outubro, durante os dias 5 e 14 foi realizada a primeira Oktoberfest em Blumenau, na qual o grupo já mostrou ao público da festa o resultado dos ensaios por meio de apresentações e desfiles, que aconteciam aos sábados. A partir desta data o grupo esteve presente em todas as edições da Oktoberfest, mostrando o trabalho desenvolvido pelos jovens pela preservação da identidade cultural da cidade. Em 25 de novembro fez sua primeira apresentação fora da cidade. Foi em Pomerode em “Uma Noite Alemã – Deutscher Abend” do Clube Pomerode, evento este organizado pela OASE e Departamento de Cultura e Turismo da Prefeitura Municipal de Pomerode.

Viajando pelo Brasil

O ano de 1985 mal havia começado e já estavam se apresentando no Festival de Verão em Blumenau. Durante aquele ano o grupo se apresentou em dez eventos, sendo que o primeiro fora do estado ocorreu na Festa do Chopp em São Carlos estado de São Paulo no dia 13 de abril. Depois disto houve apresentações em Florianópolis, Itajaí, e diversas em Blumenau. No dia 6 de julho o grupo comemorava seu primeiro aniversário, recebendo como visitante o grupo de danças Pomerano. Em agosto foi confeccionado o primeiro traje do grupo, pois até então cada integrante usava um traje particular. Em outubro participava pela segunda vez da Oktoberfest e ao final desta viajava para o complexo turístico Thermas Pousada do Rio Quente para a Semana Germânica, dando início à participação quase anual do grupo e mais tarde dos demais grupos da cidade. Nos anos que se seguiram o número de apresentações aumentava.

Outros grupos se formam

A procura pelo grupo era grande e com isto houve o interesse por parte de outras pessoas em formarem seus próprios grupos. Assim surgiu o segundo grupo da cidade de Blumenau, o Teutônia na Sociedade Recreativa e Esportiva Ipiranga, formada inicialmente por ex-integrantes da Blumenauer Volkstanz­gruppe. Logo após deste foi formado o Grupo Folclórico Germânia, que inicialmente ensaiava nas dependências do Complexo Esportivo do Sesi e o Freiheitsvolkstanzgruppe do Clube de Caça e Tiro Velha Central formado também inicialmente por ex-integrantes do Blumenauer Volkstanzgruppe. O Grünes Tal foi o próximo grupo formado por ex-coordenadores do Blumenauer Volkstanzgruppe. Assim, muitos outros grupos se formaram, sendo que a maioria tivera como berço o Blumenauer Volkstanzgruppe, que para nós é um orgulho muito grande. No segundo semestre de 1987, motivados pela repercussão do movimento folclórico na cidade, o então coordenador Arlindo Sasse formou o primeiro grupo infantil da cidade. A aceitação foi tão grande que outros grupos se inspiraram nesta idéia, surgindo vários outros grupos nesta categoria. Com o passar do tempo as crianças foram crescendo, havendo assim a necessidade de se formar um grupo juvenil. Este grupo acabou suprindo uma necessidade de formar jovens para ingressar no grupo adulto. Assim estes já estariam preparados facilitando em muito o repasse das danças.

Viajando pelo exterior

E agosto de 1988 o grupo faz, o que seria até então, sua mais longa viagem. Durante sete dias participa da Semana da Alemanha, promovida pelo Shopping Iguatemi em Salvador, Bahia. Durante os dias despertou muita curiosidade entre os habitantes locais, que não estavam nem um pouco familiarizados com os trajes nem com a música. Em junho de 1993 o grupo faz sua primeira viagem ao exterior. Juntamente com uma comitiva de Blumenau, realizou-se uma viagem ao Chile, para a cidade de Osorno, oficializando-se um decreto em que Blumenau se torna cidade irmã de Osorno. Durante o Carnaval de 1994 a Blumenauer Volkstanzgruppe, juntamente com um grupo de Blumenauenses desfilam na Marquês de Sapucaí, Rio de Janeiro, mostrando a dança do “Pau de Fitas” pela etnia germânica. O intercâmbio do Blumenauer Volkstanzgruppe com grupos do exterior, que com freqüência se apresentavam nas dependências do Centro Cultural 25 de Julho, trouxeram os primeiros frutos. Neste mesmo ano, em uma viagem de estudos à Alemanha e Áustria, os coordenadores Arlindo Sasse e Dieter Berner mantiveram os primeiros contatos na fonte de material e informação para o grupo. Este contato iniciou um intercâmbio ainda maior que supriu uma necessidade de incrementar o acervo, bem como formar uma nova mentalidade quanto à condução dos trabalhos aqui no Brasil. Este crescimento cultural sentiu-se de forma positiva refletindo-se também aos demais grupos. Em junho de 1998 a Fundação Cultural de Blumenau realiza o Primeiro Festival Nacional de Danças Folclóricas no qual o grupo participou de todas as edições até hoje.

O traje oficial

Até então o grupo possuía diversos trajes, porém nenhum que o identificava. Através de uma pesquisa histórica no Centro Cultural 25 de Julho descobriu-se que uma família tinha bastante importância na história do Clube. Esta família chama-se Rossmarck e era originária da cidade de Fröhstockheim, região de Unterfranken (Baixa Francônia), ao norte do estado da Baviera, na Alemanha. Um casal do nosso grupo, Roswitha e Stefan Ziel foram até lá pesquisar o traje desta localidade. Trouxeram um farto material, bem como informações dos autores do livro sobre a confecção do traje. Foi dada a partida para a obtenção de tecidos, bem como na busca de exímias costureiras para que fizessem uma cópia fiel do traje, em todos os seus detalhes. Nesta pesquisa feita no Clube resgatou-se também as cores inicialmente usadas pelo clube, que era o azul claro e o branco e que mais tarde seriam usadas para fazer o estandarte do grupo.

A primeira tournee pela Alemanha

Em junho de 2000 a Blumenauer Volkstanzgruppe realiza sua primeira Tournée pelo Exterior. A convite do grupo Landjugendgruppe da cidade de Erksdorf - Alemanha, o grupo realiza uma Tournée de 14 dias por cidades alemãs como Hasselfelde, Hamburg, Travemünde, Lübeck, Roth, Stadtallendorf, Erksdorf, Rheinböllen, Goslar, e outras. Realizou onze apresenta-ções, onde em muitas foi aplaudido de pé. Mostrou um repertório bastante variado, desde danças gaúchas e norte-nordeste, até as nossas alemãs. O repertório e coreografias ficaram a cargo do Professor Antônio Nolberto de Oliveira Xavier, responsável pela pesquisa e ensino das danças brasileiras na Casa da Juventude em Gramado.

Ainda hoje

O grupo não atua somente na área da dança. Nos anos seguintes o Centro Cultural 25 de Julho realiza a encenação da imigração em Blumenau, bem como de diversos quadros natalinos, onde vários integrantes compõem seu elenco. Um grande sonho do grupo foi poder dançar com música ao vivo. Alguns eventos muito isolados tiveram esta condição apoiada pelo nosso fundador, mas a partir de 2002 por iniciativa e arrojo do integrante Stefan Ziel o grupo fez uma estréia no Festfolk com música ao vivo. Foi um grande sucesso e teve uma repercussão muito grande, principalmente entre os grupos folclóricas da cidade. Após este evento muitos outros grandes eventos tiveram este brilho maior nas apresentações. Embora sendo esta uma condição ideal de se apresentar, nem sempre foi fácil de obtê-la, pois as dificuldades são enormes. A música ao vivo nas apresentações também sempre foi um sonho de muitos grupos da cidade que estão engajados em fazê-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário