quinta-feira, 7 de julho de 2016

Blumenauer Volkstanzgruppe: 32 anos de história

Há 32 anos iniciava-se um grande passo na história da cultura de Blumenau. No Centro Cultural 25 de Julho reuniam-se pela primeira vez os integrantes que seriam os fundadores da Blumenauer Volkstanzgruppe. Este grupo que viria a ser o pai de muitos grupos que hoje fazem parte da história cultural da dança folclórica desta cidade.

Ata de constituição da Blumenauer Volkstanzgruppe
 "E foi no ano de 1984, na então gestão do novo presidente, Sr. Friedrich Idecker, e através do apoio e decisivo empenho do Sr. Juergen Koenig (filho de Paul Koenig), que vários jovens foram convocados. E em 7 de julho de 1984 finalmente constituiu-se oficialmente o Grupo de Danças Folclóricas Blumenauer Volkstanzgruppe com um pequeno grupo de entusiastas.
Este fato levou a diretoria a contatar-se com a Federação dos Centros Culturais 25 de Julho e solicitar a cessão de instrutores qualificados para fornecer-nos os conhecimentos iniciais da matéria. Este apoio traduziu-se de forma rápida e prática. A senhorita Clarisse Schneider e os senhores Jonas Badermann Lemos e Edgar Poisl do Centro Cultural 25 de Julho de Porto Alegre atenderam simpaticamente a solicitação da Federação e durante os dias 7 e 8 de julho de 1984 ensinaram, com dedicação e eficiência, ao grupo recém formado os primeiros passos e figuras do rico repertório de danças folclóricas de origem germânica. Na ata de fundação do grupo constam os seguintes nomes: Harold Letzow, Jürgen Koenig, Freidrich Ideker, Clarisse Schneider, Jonas Badermann de Lemos, Edgar Poisl, Juarez, Marilena Messina, Dieter Gieseler, Nádia Maria Costa Flores, Ursula Schwaderer, Rosane Georg, Liane Knoch, Romualdo Tadeu Maffioleti, Heidi Henschel, Vivien K. Maffioletti, Rosemari Petters, Erica Maria Flesch, Ângela Ideker, Liane Hirtz, Angelika Frank, Marlies Gutjahr, Rui Hausen e Sueli Bonatti.
Durante estes dias foram entregues pelos representantes do Centro Cultural 25 de Julho de Porto Alegre um grande volume de músicas em fita cassete que formaram a base para os anos que se seguiriam." [Dieter W. C. Berner - Publicação 20 anos da Blumenauer Volkstanzgruppe]

Para ler a publicação festiva acesse o documento: Publicação 20 anos

Durante estes 32 anos muitas histórias se passaram com o grupo, muitos integrantes fizeram parte desta história que se escreve a cada dia: foram mais de 500 integrantes que já fizeram parte desta família ao longo destes anos. Na homenagem prestada pelos integrantes/coordenadores em festividade interna pudemos ouvir as seguintes palavras:

Anos se passam, acompanhados de  historias e acontecimentos que marcam o nosso caminhar: Hoje é dia de comemorar os 32 anos da Blumenauer Volkstanzgruppe.
Um caminho escolhido por cada um, sem ter a obrigação de fazê-lo, mas escolhido por amor, amor a uma tradição, amor que  reserva os domingos a tarde especialmente para fazer oque os deixa se sentir mais leves e preparados para um inicio de semana, dançar.
Muitas pessoas já passaram por aqui, personalidades diferentes unidas em uma palavra, grupo.
Grupo que passa por altos e baixos, mas nada fora do comum, pois isso acontece nas melhores famílias, assim também na família Blumenauer.
Um nome a se carregar, Blumenauer Volkstanzgruppe e com orgulho dizer: eu faço parte destes 32 anos de  história. [William Weiland e Tamara Bork]


Foram homenageados alguns integrantes com mais tempo de grupo, entre 10 e 31 anos ativos nesta família. É muito gratificante ver como nestes anos pessoas se identificam com o trabalho e a cultura e se empenham em estar sempre presente para empolgar outros a também participar. 
Podemos hoje contar com 50 integrantes nas 3 categorias, entre adultos, jovens e crianças. E isto nos faz cada vez mais fortes.

Wilson - 12 anos
Hitoshi - 20 anos
Anita - 10 anos
Cristian - 10 anos
Elizabeth - 15 anos
Luiz - 16 anos
Edwin - 15 anos
Adriana - 9 anos
Werner (20 anos) e Ivone (15 anos)
Família Blumenauer - Abril 2011

Tanz in Blumenau 2016


Família Blumenauer Volkstanzgruppe 2016


Para saber mais sobre a Família Blumenauer Volkstanzgruppe leia o Histórico completo.

Obrigado a todos os amigos que nos acompanham de uma ou outra forma nesta história. Sem vocês não teríamos tantas histórias para contar.








Nenhum comentário:

Postar um comentário