quarta-feira, 27 de julho de 2016

Hammeltanz

No Volkstanzfest estaremos fazendo o tradicional Hammeltanz. Mas o que seria isto? Para saber um pouco da história desta tradição deixo algumas informações. O melhor mesmo é vir participar e conhecer ao vivo.

Hammelpaar - Foto: fraenkisches-weinland.de

Esta tradição é uma antiga brincadeira como forma de sorteio. Era sorteado um animal vivo, muitas vezes um galo. Quem participava da brincadeira eram somente rapazes. Nas formas mais radicais eram oferecidos ao galo pedaços de pão embebidos de aguardente, o que o deixava tonto. Agora os rapazes munidos de uma vara e com os olhos vendados tentavam abater o animal. Cada um batia uma vez passando a tentativa para o próximo. Quem no final conseguisse abater o animal podia levar para casa e fazer um belo assado.
Mais tarde esta brincadeira foi amenizada usando-se um vaso de argila como alvo, estando o galo a salvo apenas acompanhando a brincadeira. Os rapazes tomavam um copo de vinho a cada tentativa e quem então conseguisse acertar e despedaçar o vaso ganhava o galo como prêmio.



Em Geldersheim, na Baixa Francônia, a brincadeira acontecia de forma um pouco diferente. Usava-se um carneiro - Hammel - para ser sorteado. Este era doado pelo pastor de ovelhas do lugarejo. Como um animal de grande porte o sorteio era feito através da dança. Daí a denominação de Hammeltanz - Dança do carneiro. Assim também não eram somente rapazes que participam. Estes convidavam as meninas, eventuais pretendentes e assim era quase que um acontecimento social.

Hammeltanz Geldersheim - Foto: tv-touring

Os pares se reuniam e o pastor com o carneiro ficava no centro do círculo de dança. A banda local tocava um Rheinländer e os pares dançavam com um bastão decorado com flores. A cada parte da música o bastão era passado para o próximo par. Ao centro do círculo ficava um despertador de sineta apoiado em uma bacia grande esmaltada. Este era regulado para que viesse a tocar em um tempo de 5 a 10 minutos.

Despertador de sineta - Foto: Luisa Schreiber

Enquanto isto a música tocava e os pares dançavam repassando o bastão de flores. A certa altura ficava a dúvida o que seria mais vantajoso: atrasar um pouco a passagem ou fazer rápido para que pudesse dar mais uma volta.
Quanto então o despertador tocava aquele par que estivesse com o bastão na mão seria o vencedor. Ganhava o carneiro e era coroado como Hammelpaar.

Hammelpaar 2012 - Foto: Uwe Eichler
Hoje o Hammeltanz em Geldersheim acontece no domingo da Kerwa - Kerbfest. Esta festa acontece no final de novembro, início de inverno na Alemanha. Mesmo assim acontece ao ar livre. Assim tem todo um cerimonial de cortejo da banda, Fichtenpaare (isto explico melhor outra hora) e Trachtenverein no local próximo da praça central.
Os Fichtenpaare apresentam um Tour de dança e o grupo de danças do Trachtenverein algumas danças do folclore local.
Em seguida todos os presentes são convidados a então participarem do Hammeltanz. Algumas vezes muitos dos presentes participam, outras vezes acabam ficando somente os mais ligados à tradição.

 Hammeltanz (inicia em 10:56) Geldersheim 2012 - SW-N TV

Este ano nosso integrantes William e Tamara estarão participando da Kerwa em Geldersheim e claro também do Hammeltanz. Vamos ficar na expectativa de como será o resultado...

Em nosso Volkstanzfest introduzimos o Hammeltanz em 2014, na comemoração dos 30 anos de grupo. Queremos assim tornar aqui também uma tradição em função dos grandes laços de amizade que temos com o grupo de Geldersheim.
Hammelpaar 2014 - Samuel e Sonia (GF Blauer Berg - Timbó) Foto: Luisa Schreiber
Hammelpaar 2015 - André e Daniela (BVtg e convidado) - Foto: Luisa Schreiber
Quer conhecer e participar? Venha para o nosso Volkstanzfest no domingo!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário